18 3906-1553 18 99749-1980


10 mitos e verdades sobre pulgas e carrapatos

Parasitas representam preocupação constante e são uma dor de cabeça aos donos

10 mitos e verdades sobre pulgas e carrapatos

Foto: Divulgação

Ver seu pet se coçar é algo comum, mas fique atento: muita coceira pode significar algo bem mais sério e que precisa da sua atenção. Entre os mais diversos problemas que seu animal de estimação pode enfrentar durante a vida, a infestação por pulgas e carrapatos está entre os mais comuns. Pesquisas mostram que, em tempos mais frios, 5,4% dos cães e 8% dos gatos levados aos consultórios veterinários têm sinais de infestação por ectoparasitas. Em climas mais quentes, esse número sobe para 27% dos cães e 35% dos gatos.

Esses parasitas também são fontes de doenças para seus pets, e que em alguns casos podem ser fatais. Eles podem causar doenças como dermatites, verminoses, anemias e sintomas de estresse nos pets. As pulgas, por exemplo, podem trazer consequências para os cães que vão desde a perda de peso e de apetite até a infecção por vermes como a Dipilidose Canina, causada pelo dipylidium caninum, o que pode levar a diarreias com vestígios de sangue e, em casos mais graves, ataques convulsivos.

A maioria das pessoas acha que a presença desses parasitas é mais comum em animais que vivem em áreas rurais ou criados em quintais. No entanto, os pets que vivem em apartamentos também são afetados por esse mal, na maioria das vezes, quando têm algum tipo de contato externo com outro animal que esteja infestado. Mas não precisa entrar em pânico, tome nota de 10 mitos e verdades sobre carrapatos e pulgas, e facilite sua luta para se livrar desses hóspedes indesejados no seu pet.

Carrapatos

Verdade - Os carrapatos promovem infestações em residências

Rhipicephalus sanguineus (mais comumente conhecido como carrapato marrom de cães) é a espécie mais comum no Brasil. Também é a única espécie adaptada a viver e a se reproduzir em ambientes internos e residenciais.

Verdade - Carrapatos são fortes

Os carrapatos inserem suas peças bucais na pele do animal, se fixando nele pela secreção de uma substância semelhante à cola. Nunca torcer, agitar ou amassar um carrapato ao tentar retirá-lo do pet. A melhor opção é sempre administrar um medicamento contra carrapatos.

Mito - O pet pega carrapatos da grama e de animais silvestres, como pássaros

O carrapato mais comum de cães no Brasil é o carrapato marrom, como vimos, que é urbano. Ele vive em locais de alvenaria à espera de um cão ou, vem de outro animal infestado que está no mesmo ambiente.

Mito - Só devemos nos preocupar com carrapatos quando os vemos

Além de muitas vezes ser difícil visualizar os carrapatos quando em pouca quantidade, é muito importante a prevenção! Evitá-los, impede o incômodo que eles causam, mas também a infestação na sua casa.

Verdade - Carrapatos são perigosos

Os carrapatos marrons transmitem muitas doenças (hemoparasitoses), como a babesiose e a erliquiose, que podem ser fatais. Além disso, aqui no Brasil, temos um carrapato de cavalos ( Amblyomma cajennense ) que também transmite uma doença grave ao pet e aos humanos, a febre maculosa. O medicamento CredeliTM é o único que possui indicação em bula para essa espécie de carrapato.

Pulgas

Verdade - As pulgas são espertas e preguiçosas

Elas se acomodam de frente a uma fonte de luz e esperam que cães passem. Quando vêem uma sombra bloqueando a luz, elas saltam em um novo hospedeiro.

Mito - As pulgas são facilmente visíveis

As pulgas adultas estarão visíveis andando na pele do animal, embaixo do pelo. Porém, apesar de visíveis a olho nu, são tão pequenas que 8 pulgas enfileiradas somam 2,5 cm somente. Quando em pequena quantidade podem estar “escondidas” entre os pelos e, muitas vezes, só se encontra pequenos pontinhos pretos, as fezes das pulgas (sangue digerido).

Verdade - As pulgas usam o pet para disseminar infestações

Elas acasalam e produzem ovos enquanto estão no animal. Após a deposição de ovos, eles caem do pet no ambiente. Em seis dias, os ovos eclodem em larvas semelhantes a vermes e se alimentam de sangue semidigerido (fezes de pulgas) caídas de pulgas adultas. Esses detritos caem do cão e gato no sofá, cama, carpete, carro, isto é, onde quer que ele vá.

Verdade - As pulgas agem rapidamente

As fêmeas começam a depositar ovos 24-36 horas após começarem a se alimentar de sangue e podem depositar cerca de 2 mil ovos durante sua vida. Poucas pulgas podem não ser vistas imediatamente, porém os números podem aumentar rapidamente conforme os milhares de ovos se desenvolvem no ambiente. Considerando esse elevado volume, é importante matar as pulgas antes que depositem ovos.

Mito - As pulgas mais comuns no cão são as pulgas do cão

A pulga mais comum no cão é a pulga do gato ( Ctenocephalides felis). Eles também são infestados pela pulga do cão ( Ctenocephalides canis), porém raramente.

Com Assessoria de Imprensa


Compartilhar

Entregamos até você

Nas cidades de Presidente Prudente e Alvares Machado

Faça seu pedido por telefone, whatsapp ou pelo site.

O Pet Shop que mais cresce em
Presidente Prudente


contato

18 3906-1553
contato@ednaldoracoes.com.br

onde estamos

Avenida Ana Jacinta, 1019
Jardim Eldorado - 19027-080
Presidente Prudente - SP

Nossas redes sociais

© 2024 Ednaldo Rações. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale Conosco

‼️ Atenção ‼️

Para visualizar os valores dos produtos, entre ou cadastre-se. 😊

Qualquer dúvida entre em contato aqui.