18 3906-1553 18 99749-1980


Como proteger os bichanos da toxoplasmose

Médica do Centro Veterinário Seres do Grupo Petz orienta sobre sintomas e prevenção da doença

Como proteger os bichanos da toxoplasmose

Foto: Divulgação

Você certamente já ouviu falar de toxoplasmose. Com a "doença do gato", surge uma dúvida de seus tutores: É possível proteger os bichanos e evitar possível transmissão em caso de contaminação? Quem nos responde é a médica veterinária Lívia Chimati Fatini do Centro Veterinário Seres, do Grupo Petz. "Primeiro, é importante ficar claro que apenas gatos que tenham sido contaminados pelo protozoário Toxoplasma gondii é que eventualmente podem transmitir a doença pelas fezes. E esse grupo é minoritário. Apesar do triste apelido de 'doença do gato', é mais comum as pessoas terem contato com o parasita ingerindo alimentos ou água contaminados do que pelo contato com as fezes contaminadas dos felinos", pontua.

Outros mamíferos, incluindo o homem, podem manifestar a doença, mas não a transmitem. Os felídeos são os únicos capazes de concluir o ciclo do Toxoplasma, porque conseguem eliminar o parasita nas fezes. "O gato desenvolve a doença ao ingerir cistos presentes nos tecidos de animais contaminados ou, de forma menos comum, ao ingerir os "ovinhos" (chamados oocistos) presentes em fezes contaminadas de outros gatos. Esses oocistos só se tornam infectantes após passarem por um processo chamado "esporulação", que ocorre em alguns dias de exposição no ambiente. A maioria dos gatos elimina oocistos nas fezes apenas uma vez ao longo de toda vida", explica a médica veterinária.

Como perceber e tratar a doença nos felinos

Gatos adultos, e com boa saúde, na maioria das vezes não manifestam sintomas da toxoplasmose. Geralmente, a doença afeta os animais mais jovens ou mais velhos, por causa do sistema imunológico enfraquecido.

Sintomas que podem ser observados

Perda de apetite;
Prostração;
Febre;
Dificuldade respiratória (em casos de pneumonia);
Mucosas amareladas (em casos de comprometimento do fígado);
Desconforto abdominal (em casos de comprometimento do pâncreas);
Cegueira;
Alterações de comportamento (em casos de comprometimento do sistema nervoso – como, por exemplo, no cérebro).

Como evitar

Para evitar riscos de contaminação é melhor manter o gato em casa e controlar a alimentação, oferecendo apenas ração ou alimentos com tratamento térmico adequado. Nunca ofereça carne crua ou mal cozida.
Já para os gatos que têm costume de brincar ou dormir no quintal recomenda-se o uso de coleira com guizo. Assim ele terá dificuldade em capturar pássaros e roedores.

Como a doença afeta humanos

A contaminação de humanos e outros mamíferos também se dá pela ingestão de alimentos e água contaminados, além da ingestão de oocistos presentes nas fezes de felídeos contaminados. Em muitos casos, a doença se manifesta com sintomas muito parecidos com os da gripe e vai embora depois de algumas semanas. "Geralmente a toxoplasmose é uma doença que passa despercebida, mas em alguns casos podem aparecer sintomas parecidos com os da gripe, como dores de cabeça, na garganta e no corpo, coriza e febre. De maneira geral, o sistema imunológico se defende bem contra as ações do parasita", diz Fatini.

Entretanto, a toxoplasmose pode evoluir para quadros graves em pessoas que estejam com a imunidade baixa e entre mulheres grávidas, porque pode afetar os bebês.
As mamães podem transmitir o parasita ao feto através da placenta. Quando isso ocorre no início da gestação, aumenta a probabilidade de aborto ou má formação fetal.

Como nos proteger e prevenir a toxoplasmose

1 - Limpe diariamente a caixa de areia do seu bichano. A forma infectante do parasita ocorre após aproximadamente 2 dias de exposição das fezes no ambiente. Portanto, quando a limpeza é feita com frequência, o risco de contaminação é quase nulo. 
2 - Cozinhe bem os alimentos, principalmente carnes. E lave bem os utensílios domésticos usados com carne crua.
3 - Lave bem frutas e legumes.
4 - Higienize bem as mãos antes de cozinhar e antes de comer.
5 - Mulheres grávidas e indivíduos com baixa imunidade devem evitar manusear caixas de areia.
Boa higiene ajuda a prevenir a Toxoplasmose!

Com Assessoria de Imprensa


Compartilhar

Entregamos até você

Nas cidades de Presidente Prudente e Alvares Machado

Faça seu pedido por telefone, whatsapp ou pelo site.

O Pet Shop que mais cresce em
Presidente Prudente


contato

18 3906-1553
contato@ednaldoracoes.com.br

onde estamos

Avenida Ana Jacinta, 1019
Jardim Eldorado - 19027-080
Presidente Prudente - SP

Nossas redes sociais

© 2024 Ednaldo Rações. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale Conosco

‼️ Atenção ‼️

Para visualizar os valores dos produtos, entre ou cadastre-se. 😊

Qualquer dúvida entre em contato aqui.